Quem Somos

Planejamento Estratégico

Promover o desenvolvimento sustentável da Coopervap, gerando e comercializando produtos e serviços  inovadores e de maior valor agregado.

Ser reconhecida por seus cooperados colaboradores, consumidores e sociedade em geral pela eficiência
de sua gestão e pela qualidade de seus produtos e serviços.

  • Ética em todas as relações estabelecidas;
  • Proatividade na gestão e na prestação de contas;
  • Fortalecimento das relações e da competitividade dos cooperados;
  • Parcerias para impulsionar o desenvolvimento local e regional;
  • Compromisso social e ambiental como referência de seus negócios;
  • Profissionalização e valorização das lideranças, gestores e equipes;
  • Cooperação e integração com todos os públicos de interesse.

Soluções inovadoras que fomentam a cadeia produtiva e comercial da Coopervap, gerando riqueza com sustentabilidade.

Elevar a produtividade da Coopervap, com eficiência gerencial e operacional em todas as unidades de negócio

No ano de 1844, em meio a Revolução Industrial, os trabalhadores buscavam uma alternativa econômica para atuarem no mercado frente ao capitalismo ganancioso que os submetiam a preços abusivos. Surge então o Cooperativismo, que desponta como uma forma de economia comunitária e democrática que pratica ajuda mútua, ações em conjunto, solidariedade, democracia e participação, uma ampla mudança estrutural que pudesse resultar em melhores condições de trabalho para os proletários.

Em 20 de Julho de 1963, 40 produtores fundaram a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu. Uma empresa genuinamente paracatuense, se tornou uma das maiores potências da região. Com faturamento anual de mais de 180 milhões de reais, o quadro social é formado por mais de 2 mil associados, a cooperativa emprega 500 funcionários diretos, é fonte de renda para o estado e município gerando mais de 22 milhões de reais em Tributos e encargos sociais.

A COOPERVAP está trabalhando com o produtor na busca da qualidade do leite e no aumento da produtividade seguindo programas de assistência técnica como por exemplo o Balde Cheio e Sebrae/Educampo, que são acompanhados de perto pelos técnicos da COOPERVAP. Os programas estimulam a produção de leite a baixo custo e atende cerca de 200 famílias associadas que vivem da atividade leiteira.

Com o aumento da produtividade, a área de recepção do leite passou por adequações, e hoje tem capacidade para descarregar três vezes mais matéria prima. A processo de produção funciona dentro das normas estipuladas pelo governo federal e trabalha com todos os Programas de Qualidade exigidos pela Normativa 51 do Ministério da Agricultura.Os Produtos Paracatu são testados e monitorados periodicamente passando por análises Microbiológicas e Físico- químicas. A indústria possui o Sistema de Gestão Ambiental com a destinação correta de todos os resíduos sólidos gerados no processo de fabricação, reaproveitamento da água,

monitorações freqüentes, uso da lenha de eucalipto licenciada pelo IEF e tratamento de todo o efluente líquido gerado.

Os associados são assistidos na produção de grãos, outra importante atividade exercida pela COOPERVAP que possui duas unidades de armazenamento certificadas pelo Ministério de Agricultura. Uma em Paracatu, com capacidade para armazenar 40 mil toneladas e a outra na Região do Entre Ribeiros que armazena 28 mil toneladas. Elas oferecem serviços de classificação, padronização, armazenamento, beneficiamento, industrialização e comercialização de arroz, feijão, soja, sorgo, milho e café. Em 2010, a Unidade recebeu investimentos de 1 milhão de reais e com a aquisição de novos equipamentos, a Fábrica de Rações COOPERVAP alcançou a produção mensal mais de 1.500 toneladas São produzidos 22 tipos de ração, sendo 6 só para vacas leiteiras, um concentrado de qualidade e alto valor nutritivo.

Cumprindo o sétimo princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade, a COOPERVAP

exerce um importante papel de responsabilidade social, respeito ao ser humano, ao consumidor e à ética nos relacionamentos de mercado. A cooperativa apoia entidades filantrópicas através de patrocínios, doações e arrecadação de alimentos durante a realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Paracatu. O evento, que já é tradição, gera emprego e renda, aquece a economia do município, fomenta o comércio e o turismo, fazendo de Paracatu referência do agronegócio em toda região. Julgamentos de bovinos e equinos, shows musicais, cavalgadas, concursos, comercialização de máquinas e comidas típicas transformaram a ExpoParacatu na festa mais esperada pelos paracatuenses.

O COOPERSHOW é a feira de produtos agropecuários promovida pela cooperativa que viabiliza a negociação do associado diretamente com empresas que trabalham com saúde animal, sementes, adubos, ferramentas e maquinário, além de apresentação de novas tecnologias com preços e condições acessíveis.
Na produção rural tudo está interligado numa grande cadeia de ações e a qualidade está presente em cada etapa, da fabricação de insumos a fabricação de alimentos que chegam a mesa do consumidor e a cooperativa se faz presente do preparo do solo à colheita, da alimentação do animal à produção do leite e derivados sendo responsável pelo sucesso econômico de todos.

E a COOPERVAP segue sua história vencendo desafios, superando obstáculos, satisfazendo necessidades econômicas e sociais comuns através de uma empresa coletiva e democrática que além de oferecer diferentes produtos e serviços fundamentais para a sociedade, gera emprego e renda, produz riqueza e desenvolvimento sustentável, respeita o meio ambiente e proporciona bem estar aos seus associados.

COOPERVAP – COOPERATIVISMO E TECNOLOGIA ALIADOS A FORÇA DO HOMEM DO CAMPO.

 

Conheça um pouco mais

da nossa Coopervap

União, determinação e vontade. Foi assim que tudo começou. Dia 20 de julho de 1963, 40 produtores fundaram a Coopervap. Assista ao nosso vídeo institucional.

Tradição e
Qualidade

55anos